Coleção Pôsteres: Diversidade

A Diversidade foi o tema regente do primeiro Projeto Integrador desenvolvido para o curso técnico de comunicação visual, pela instituição Senac, o grupo então trabalha com as seguintes pautas: LGBTQIAP+; Mulheres; Vulnerabilidades Sociais e Mentais. Com a proposta de promover o Respeito, atuam com vertentes profundas que estão inseridas e assolam a sociedade, como: mulheres trans; sexismo; xenofobia e ansiedade. 
Expondo nas composições uma forma de protesto, que clama pela igualdade e dignidade para com os diferentes grupos que existem, trabalhamos com o formato de pôsteres, estruturando uma coleção que traz consigo músicas de artistas brasileiros que representam a temática.  
Exibição de todos os pôsteres do grupo, produzido por: Camila Mendes, Lukas Hideki, Milena Souza e Yasmin Geciani, com orientação do Prof° Douglas Thiago Pereira.
Com a pauta que diz respeito sobre LGBTQIAP+, amostrando a vertente mulheres trans e travestis, sendo a transexualidade a condição do indivíduo cuja identidade de gênero diverge do gênero ligado ao sexo físico biológico, portanto o poster expõe a sensibilização sobre a luta diária que elas enfrentam no dia a dia, tendo que lutar para se manterem vivas, relacionando essa parte a estrofe da música (Andar em paz –Urias) que fora escolhida para compor o projeto. Ademais, a questão do uso do pronome correto (ela/dela). Com a estética retro nas fontes e na construção da composição visual, o poster ainda traz uma inspiração da colagem, que trabalha com as cores da bandeira trans (azul, branco e rosa), e as imagens de artistas que representam o movimento das mulheres trans no Brasil, tudo estruturado no Adobe Illustrator 2022 e Adobe Photoshop 2022. 
Por Camila Mendes.
A Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas. Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais. Com intenção de combater a xenofobia de um jeito ilustrativo, pessoas de diferentes etnias estão falando frases da música “O que se cala” de Elza Soares, a música explora o conceito de lugar de fala, termo usado para discutir o lugar social de onde cada pessoa se apresenta no mundo, abre espaço para grupos sociais historicamente reprimidos. 
Por Lukas Hideki.
Ansiedade - doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante – pensamentos que trazem angústia. Ilustrar como a crise de ansiedade acomete as pessoas, e como elas podem ser vistas diante de uma sociedade tão desinformada a respeito das doenças mentais. Observando as pessoas que estão ao redor, foi possível perceber como essas estão enclausuradas dentro de seus próprios pensamentos, a escolha então vem da necessidade de pensarmos mais nos jovens e adolescentes e como a ansiedade afeta suas vivências, por isso a figura está representada como jovem. A fita em sua boca com um sorriso desenhado, demonstra o que muitas vezes acontece, muitos se escondem atras de um sorriso gentil, não demonstrando o que realmente está sentindo, por medo de incomodar a outros ou até mesmo ser julgado como vitimista. Porém podemos ver os verdadeiros sentimentos dela ao observar ela chorando e o interior dela desesperado e até mesmo tendo uma crise de ansiedade. As técnicas utilizadas são Ilustração vetorizada - Illustrator 2022 Distorção da fonte; Gradiente em algumas formas; Máscara de recorte. 
Por Milena Souza.
Sexismo é nada mais que o ato de reduzir uma pessoa ao seu gênero, podendo estar presente em diversos cenários e até no próprio cotidiano do indivíduo. Todavia, para melhor Ilustração foi escolhido falar sobre o sexismo ao que diz respeito aos elogios indesejados nas ruas, na tentativa de ilustrar tal situação que causa tanto desconforto para a vítima. Logo, foi escolhido abordar o assunto de uma forma simples e clara, para que assim fosse de fácil compreensão. Na imagem, vemos de forma ilustrada – tendo como inspiração características respectivas a arte retrô e as famosas HQ's (história em quadrinhos) utilizando a paleta de cores referente – uma mulher a caminhar pela rua e sendo vulgarmente elogiada por um homem que estava passando na mesma rua dentro de seu carro, a seguir vemos que o carro bateu, porque o motorista em sua falta de noção e respeito deixar de prestar atenção na rua e bater contra o poste. Em questão de detalhes, podemos observar por toda a extensão do asfalto escrito "respeito", sendo uma marca de nossa coleção de pôsteres, onde nesta situação passa a mensagem de que ao "elogiar" a mulher ele passou em cima do respeito; ademais, ao final da tirinha a mulher segura um rótulo com o "elogio", no intuito de passar a mensagem de que mais uma vez foi ‘rotularizada’, de que mais uma vez o ato aconteceu e nada mudou, sendo infelizmente algo comum e rotineiro, amostrado na música “disque denúncia” da Nina Oliveira. 
Por Yasmin Geciani.
Coleção Pôsteres: Diversidade
Published:

Coleção Pôsteres: Diversidade

Coleção de pôsteres que respeitam as diversidades e atuam como forma de protesto, desenvolvido para o curso técnico de Comunicação Visual no Sena Read More

Published: